Conheça os benefícios do uso diário de probióticos.

Uso diário de probióticos: entenda se é mesmo necessário

  • Probióticos

Por definição, os probióticos são "microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro"1. Porém, esse conceito, que é muito mencionado pela ciência para destacar o poder das bactérias benéficas à saúde, não responde se o uso diário de probióticos é recomendado e nem por quanto tempo podemos tomá-los.  

E vamos combinar que essa é uma informação muito importante para que todo mundo saiba como tomar probiótico do jeito certo, não é mesmo? É por esse motivo que reunimos pílulas de informação para você.

O uso diário de probióticos é necessário?

Depende. Antes de mais nada, precisamos levar em conta que cada microbioma (conjunto de microrganismos que habitam o organismo) é único e tem as próprias necessidades2. Já as opções de suplementos probióticos disponíveis no mercado são inúmeras1.  

E o que queremos dizer com isso? Primeiro: o uso diário de determinado probiótico pode beneficiar a saúde de uma pessoa, sem necessariamente ajudar a outra2. E segundo: que as indicações de suplementos probióticos (o que inclui o seu tempo de uso) podem variar de acordo com a necessidade de cada um e o tipo de cepa usada no suplemento1. Por isso, é importante conversar com um médico sobre a necessidade de suplementação e, só então, escolher qual caminho seguir.  

Portanto, saiba que o uso diário de probióticos pode, sim, ser recomendado em alguns casos, ainda que, muitas vezes, por tempo determinado. Mas é importante que a administração seja feita de forma individualizada, seguindo todas as orientações médicas para garantir a eficácia da suplementação3-5.  

O mesmo vale para o uso pontual de probióticos1, que pode ajudar a cuidar de uma determinada condição.

Quem vai determinar por quanto tempo você deve tomar probióticos é o seu médico. Cada organismo é único.

Já quando falamos em alimentos ricos em probióticos, saiba que eles podem ser adicionados em uma dieta equilibrada e consumidos todos os dias6, para ajudar na manutenção da saúde2,6.

Quais são os probióticos de uso diário?

Existem diversos suplementos probióticos de uso diário, por prazos estabelecidos3-5, mas quem deve definir o tempo exato para tomá-los é o médico.  

Nas Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia, publicada em 2023, há diversas sugestões de como tomar probióticos no que diz respeito à escolha de cepas e dosagens para determinados problemas de saúde — tudo isso baseado em evidências científicas dos mais variados níveis1.  

Tomemos como exemplo o uso de probióticos como coadjuvante no tratamento da síndrome do intestino irritável: as diretrizes relatam a possibilidade do uso da cepa Lactobacillus Plantarum em uma quantidade pré-estabelecida, uma vez ao dia, para ajudar a melhorar a dor abdominal e o inchaço característicos da doença1.  

Embora o tempo de uso não esteja claro no relatório, a pesquisa utilizada para embasar essa indicação afirma que, para obter esse efeito, os 214 adultos com a síndrome que foram recrutados para o experimento tomaram Lactobacillus Plantarum por quatro semanas7

No que diz respeito à gastroenterite aguda em crianças, o documento relata o uso da cepa Lactobacillus Reuteri por cinco dias, para reduzir a duração da diarreia1.  

Agora, saindo um pouco das diretrizes, também é possível exemplificar que bactérias benéficas, como a Bifidobacterium Bifidum e Lactobacillus Acidophilus, podem ser usadas diariamente por até seis meses em adultos, a depender do motivo pelo qual essas cepas são utilizadas3,4.  

Deu pra notar que essa história de suplementação de probióticos pode variar muito, certo? A exceção mesmo são os alimentos probióticos. Iogurte, kefir e vegetais fermentados, como picles e chucrute, são considerados boas fontes dessas bactérias boas6.

Alimentos probióticos podem te ajudar a consumir probióticos todos os dias.

Por quanto tempo posso tomar probióticos?

Para responder por quanto tempo se pode tomar probióticos, lembramos, mais uma vez, que cada organismo é único2 e que os probióticos agem de formas diferentes1. Existem situações em que basta consumi-los por pouco tempo1, e aquelas que exigem que a suplementação seja feita a longo prazo3-5.  

Logo, o uso de probióticos deve ser orientado pelo médico que te acompanha após uma avaliação do seu quadro.

Benefícios do uso diário de probióticos

Em linhas gerais, os benefícios do uso diário de probióticos incluem a melhora da qualidade da microbiota1 por colonizarem o ambiente intestinal com uma comunidade saudável de microrganismos8, fortalecerem a barreira intestinal1 e influenciarem a resposta imunológica do corpo8.  

Outras vantagens mais específicas de se consumir probióticos estão relacionadas diretamente com a cepa escolhida para suplementar8.

E Enterogermina®, posso tomar todos os dias?

Enterogermina®, como um probiótico que fornece bilhões de bactérias boas — os Bacillus clausii — para equilibrar, restaurar e fortalecer a defesa da flora intestinal9, pode ser usada quando houver a necessidade de restabelecer esse ambiente.  

Enterogermina® está disponível em três apresentações:  

  • Enterogermina®, que pode ser usado por crianças (de 0 a 18 anos), com dois flaconetes ao dia, e adultos (maiores de 19 anos) com dois a três flaconetes ao dia10
  • Enterogermina® Plus, que também vem em flaconetes que contém Bacillus clausii e pode ser tomado uma vez ao dia, conforme indicação11;  
  • Enterogermina® Adulto, que, diferente dos demais, vem em sachês com grânulos que podem ser dissolvidos diretamente na boca ou em água, se preferir. A recomendação é um sachê por dia12

Sempre que houver dúvidas sobre por quantos dias tomar Enterogermina®, procure o médico para que ele possa analisar a necessidade de forma individualizada.  

Saiba mais sobre os produtos de Enterogermina®.

Esperamos que o conteúdo sobre uso diário de probióticos tenha ajudado a compreender que buscar orientação personalizada é o melhor caminho para aproveitar os benefícios dos probióticos de forma otimizada e segura!  

Aqui estão mais alguns artigos que preparamos para levar educação intestinal para toda a sua família: