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IDENTIFIQUE A SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

IDENTIFIQUE A SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

A Síndrome do Intestino Irritável causa diarreia, desconforto abdominal¹ e afeta o funcionamento do intestino

Dor e distensão abdominal, gases, constipação e diarreia². Falar de desconfortos gastrointestinais ainda pode soar desconfortável, não é mesmo? Mas chegou a hora de tornar o assunto popular, já que esses sintomas, tão comuns, podem ocorrer devido a uma condição muito específica: a Síndrome do Intestino Irritável¹ (SII).

A doença surge quando há uma falha na movimentação intestinal, que afeta o intestino grosso e o trato digestivo³ ou ainda pelo aumento da sensibilidade intestinal. Ficou complicado? Imagine que organismo se movimenta de forma independente para manter o trato intestinal trabalhando e, quando algo dá errado, o intestino para de funcionar corretamente, podendo desencadear doenças. 

De modo geral, a Síndrome do Intestino Irritável não tem uma causa exata⁴. Estudos mostram, porém, que fatores emocionais, hormonais ou relacionados a dietas¹ e medicamentos podem ter influência sobre o quadro¹,².

Como saber se tenho SII?

Diarreia (ou fezes menos consistentes)³
Três ou mais evacuações por dia³
Menos de três evacuações por semana³
Distensão abdominal³
Dores abdominais³
Gases³
Fezes anormais⁴

Outros sintomas da SII que não estão, necessariamente, relacionados a desconfortos gastrointestinais incluem fadiga, enxaqueca, distúrbios do sono¹, ansiedade e dores musculares². Estes sinais nem sempre aparecem, mas tendem a piorar com hábitos alimentares inadequados e uso de alguns tipos de medicamentos².

Esta síndrome não costuma fazer com que o paciente desperte no meio da noite¹ com dores, porém, pode persistir durante o dia, tendo melhora só após a evacuação⁴.

Como aliviar os desconfortos da SII?

Além do tratamento com medicamentos para diarreia, laxantes e antidepressivos², você sabia que os probióticos⁴ podem ajudar quem convive na Síndrome do Intestino Irritável? Para começar essa conversa, é importante saber que os probióticos são micro-organismos⁵ que existem naturalmente em nosso corpo e, quando administrados em boa quantidade, trazem benefícios para saúde, principalmente para o intestino.

Esses micro-organismos⁵ podem ser encontrados em suplementos⁵ ou alimentos lácteos e ajudam a combater as bactérias “ruins”, preservando a saúde do intestino⁶. Dessa forma, os probióticos ajudam a aliviar diarreia, estufamento ou distensão abdominal e flatulência⁴, sintomas típicos da SII.

No caso da diarreia, por exemplo, vale lembrar que ela é um sinal de desequilíbrio na microbiota (variedade de micro-organismos vivos, principalmente bactérias, que colonizam o intestino logo após o nascimento), mesmo no caso de quem convive com a síndrome. Os probióticos podem ajudar porque ajudam a corrigir esse desequilíbrio da flora intestinal, aliviando os sintomas⁷.

Para uma melhora do quadro, também é importante adaptar o consumo de determinados alimentos, principalmente dos FODMAPs² (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis), que são carboidratos que demoram para serem absorvidos e acabam sendo fermentados pelas bactérias do intestino, o que pode gerar gases e desconforto abdominal².

Já os alimentos com alto teor de gordura² podem aumentar a permeabilidade intestinal e causar hipersensibilidade. Sendo assim, os pacientes que têm SII devem evitar o consumo de:

Adoçantes artificiais³
Alimentos gordurosos²
Trigo²
Leguminosas, como o feijão²
Alimentos lactéos²
Carboidratos²
Vegetais, como repolho e brocólis²

Já na categoria de alimentos que devem ser incluídos no cardápio, lembrem-se das fibras³, que melhoram o trânsito intestinal. Lembre-se ainda que a mastigação³ correta é fundamental para garantir uma boa digestão, bem como a prática de atividades físicas².

Referências
  1. Manual MSD: Versão para Profissionais de Saúde. Síndrome do intestino irritável (SII). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-sii/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-sii.
  2. Manual MSD: Versão Saúde para a Família. Síndrome do intestino irritável (SII). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-sii/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-siiquery=S%C3%ADndrome%20do%20intestino%20irrit%C3%A1vel%20(SII).
  3. CATAPANI, Wilson R. Conceitos atuais em síndrome do intestino irritável. Faculdade de Medicina do ABC. Disponível em: https://nepas.emnuvens.com.br/amabc/article/view/314/295.
  4. World Gastroenterology Organisation Practice Guidelines. Síndrome do intestino irritável: uma Perspectiva Mundial. Disponível em: https://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/WGO_2015_IrritablebowelsyndromeIBS_Portuguese_Final.pdf.
  5. International Life Sciences Institute. Probióticos, Prebióticos e a Microbiota Intestinal. Disponível em: http://ilsi.org/wp-content/uploads/2016/06/Probi%C3%B3ticos.pdf.
  6. Raizel R et al. Efeitos do consumo de probióticos, prebióticos e simbióticos para o organismo humano. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 66-74, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Adilson_Reis_Filho/publication/277119663_Effects_of_probiotics_prebiotics_and_synbiotics_consumption_on_the_human_organism/links/5bcf4dc14585152b144fa2dd/Effects-of-probiotics-prebiotics-and-synbiotics-consumption-on-the-human-organism.pdf.
  7. TEOPHILO, Isabela de Paula Pessoa; GUIMARÃES, Norma Gonzaga. Tratamento com probióticos na síndrome do intestino irritável. Com. Ciências Saúde. 2008;19(3):271-281.

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