Printed From:

O que é Flora Intestinal?


Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre microbiota intestinal, é bem provável que você saiba o que ela é. Já escutou o termo Flora Intestinal? Pois bem, essas são nomenclaturas para se referir à população de micro-organismos encontrados no sistema digestivo.

Importante lembrar que quando mencionamos os micro-organismos estamos também nos referindo às bactérias e isso não tem necessariamente relação com doenças. Pelo contrário, durante milênios muitas bactérias desenvolveram o poder de trazer benefícios para a humanidade. São utilizadas, por exemplo, na produção de bebidas e alimentos fermentados, como laticínios e pães.

A Microbiota Intestinal

As bactérias estão presentes em vários locais do corpo humano. Só no nosso intestino são cerca de 100 trilhões convivendo conosco, o que representa de 1 a 1,5 kg do peso corporal. Dentre essa enorme quantidade, existem aquelas que podem ser nocivas ao organismo (“bactérias ruins”) e também as conhecidas “bactérias do bem”, que atuam como verdadeiras aliadas da saúde humana.

 

Essas “bactérias do bem” são importantes por controlarem a multiplicação das "ruins” garantindo o equilíbrio da flora. Além disso, exercerem outras funções importantes para a manutenção do intestino saudável e do funcionamento normal do nosso sistema imunológico.

 

Saiba o que é uma Flora Intestinal desequilibrada

 

 

Referências Consultadas:
International Life Sciences Institute. Europe. Probióticos, Prebióticos e a Microbiota Intestinal, 2013
Hawrelak JÁ, Myers SP. The Causes of Intestinal Dysbiosis: A Review. Altern Med Rev 2004;9(2):180-197

 

 

Microbiota Intestinal Regulada