Printed From:

COMO LIDAR COM UMA GASTROENTERITE?

COMO LIDAR COM UMA GASTROENTERITE?

A gastroenterite, também conhecida como infecção intestinal, é uma inflamação aguda causada por vírus e bactérias

O sistema gastrointestinal1 é formado pelo estômago e pelos intestinos grosso (cólon) e delgado. E são todos esses órgãos que trabalham para fazer o processamento dos alimentos, bem como a digestão. Porém, quando esse sistema é acometido por vírus, parasitas ou bactérias, o resultado é uma gastroenterite,2 também conhecida como infecção intestinal.

Os principais modos de contágio2,3 são por vírus, parasitas, água e alimentos contaminados por bactérias, por isso pessoas que moram em lugares sem saneamento básico e cidades com grandes aglomerações estão mais sujeitas ao problema.

Vale lembrar que tanto adultos quanto crianças podem ter gastroenterite, já que a transmissão acontece pela via oral. Portanto, ao apresentar sintomas como2 diarreia, febre baixa, náusea e cólicas abdominais, você deve procurar o médico para confirmar o diagnóstico.

Como lidar com um episódio de gastroenterite?

Apesar de durar aproximadamente uma semana,2 a gastroenterite é recorrente, principalmente na infância, tendo como principal causador o rotavírus e manifestando-se com uma diarreia intensa.4

Ainda nos pequenos, a diarreia merece atenção devido à facilidade de causar desidratação.5

Para ajudá-lo(a) a lidar melhor com o quadro de gastroenterite, separamos algumas dicas abaixo. Confira!

Não se esqueça de aumentar a ingestão de líquidos

Com a diarreia, há perda de água no organismo, sendo assim, é fundamental repor esse líquido.3 Para isso, a melhor medida é repor a água e os sais minerais.

Lembre-se de não ingerir grandes quantidades de líquidos6 de uma vez, isso pode piorar a náusea. Tome pequenas quantidades durante todo o dia e a sensação ruim vai melhorar com o tempo.

Outro ponto de atenção e ajuda, nesse caso, é a cor da urina7 – quando muito escura e amarelada, indica desidratação. Portanto, o ideal, até mesmo no dia a dia, é que ela se mantenha mais clara, sinalizando boa hidratação.

Os probióticos ajudam

Os suplementos probióticos,8 assim como os alimentos, são importantes para reequilibrar a flora intestinal. Isso porque os probióticos8 aumentam as colônias e a atividade das bactérias boas que “cuidam” do sistema gastrointestinal.

Além disso, esses microrganismos estimulam o sistema imunológico e formam uma espécie de barreira protetora8 no intestino, que impede a proliferação dos micro-organismos “ruins” causadores da gastroenterite e outros problemas gastrointestinais.8

Preste atenção na dieta

Manter alimentos açucarados, alcoólicos e gordurosos quando se está com um quadro de gastroenterite pode piorar a sensação de enjoo e a diarreia, isso porque, normalmente, esses alimentos demoram para serem processados e o sistema gastrointestinal já está fragilizado.6

Desse modo, coma aos poucos e em pequenas quantidades, e tente incluir mais frutas, verduras e comidas leves na alimentação, principalmente aquelas com bastante água, como alface, melancia e gelatina.6

Referências
  1. Greenwood-Van Meerveld B, Johnson AC, Grundy D. Gastrointestinal Physiology and Function. Handb Exp Pharmacol. 2017;239:1-16.
  2. Sattar SBA, Singh S. Bacterial Gastroenteritis. [Updated 2019 Mar 8]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK513295/. Acesso em: 18 nov. 2019.
  3. Stuempfig ND, Seroy J. Viral Gastroenteritis. [Updated 2019 Jun 17]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK518995/. Acesso em: 18 nov. 2019.
  4. Wilhelmi I, Roman E, Sánchez-Fauquier A. Viruses causing gastroenteritis. Clin Microbiol Infect. 2003 Apr;9(4):247-62.
  5. Baldacci ER, Candeias JAN, Breviglieri JC, Grisi SJE. Etiologia viral e bacteriana de casos de gastroenterite infantil: uma caracterização clínica. Rev Saúde Pública. 1979;13:47-53.
  6. Elliott EJ. Acute gastroenteritis in children. BMJ. 2007;334(7583):35-40.
  7. Perrier ET, Johnson EC, McKenzie AL, Ellis LA, Armstrong LE. Urine colour change as an indicator of change in daily water intake: a quantitative analysis. Eur J Nutr. 2016;55(5):1943-9.
  8. Varavallo MA, Thomé JN, Teshima E. Aplicação de bactérias probióticas para profilaxia e tratamento de doenças gastrointestinais. Semina: Ciênc Biol Saúde. 2008;29(1):83-104.

Saiba mais sobre nossos produtos

Enterogermina®
Enterogermina® é um alimento probiótico constituído por 2 bilhões de esporos de Bacillus clausii e água. Cada frasco contém 5mL da suspensão, sendo a dose recomendada de 1 a 3 flaconetes ao dia¹.
Referência: 1. Enterogermina® [folheto]. Origgio, IT. Importado e distribuído por Sanofi-Aventis Ltda.
LEIA MAIS COMPRE AQUI
Enterogermina® plus
Enterogermina® Plus é um alimento probiótico constituído por 4 bilhões de esporos de Bacillus clausii e água. Cada frasco contém 5mL da suspensão, sendo a dose recomendada de 1 flaconete ao dia2.
Referência: 2. Enterogermina Plus ® [folheto]. Origgio, IT. Importado e distribuído por Sanofi-Aventis Ltda.
LEIA MAIS COMPRE AQUI