Veja o que levar na mala para evitar surpresas durante a viagem
Veja o que levar na mala para evitar surpresas durante a viagem
A vida das mamães, principalmente daquelas de primeira viagem, tende ser uma constante caixinha de surpresas, não é? As crianças estão fazendo descobertas a todo o momento e é claro que os pais sempre aprendem junto. Mas, apesar de toda a magia e alegria, alguns imprevistos também são comuns, e viajar com as crianças pode parecer um desafio.
No entanto, com uma boa programação, as viagens em família podem ser muito divertidas. A mala, porém, deve ser feita com cuidado para que nenhum item essencial seja esquecido. A correria dos preparativos, no entanto, pode ser um problema, já que os pais podem esquecer algum item importante.
É natural que as crianças se divirtam bastante com a expectativa da viagem e não tenham preocupações, mas os pais devem tomar alguns cuidados, uma vez que os pequenos estão suscetíveis a desconfortos comuns no decorrer da infância, e que podem acontecer justamente durante uma viagem.
O segredo para uma viagem tranquila e com o mínimo de imprevistos é planejamento. Portanto: escolha o destino, compre as passagens e leve as crianças às consultas médicas de rotina com antecedência. Confira a lista abaixo e verifique o que não pode faltar na mala durante uma viagem com as crianças!
Pode parecer clichê, mas separar os documentos vai muito além de colocar o RG na mala, uma vez que, dependendo do destino, o passaporte também poderá ser necessário, além da certidão de nascimento ou até mesmo autorização para embarque infantil, quando a viagem não é feita com os pais. Apesar de não ser um documento de identificação, é fundamental que os cartões de vacinação dos pais e das crianças estejam atualizados. Para alguns destinos, por exemplo, as autoridades podem exigir comprovação de vacinação.
Dê preferência para as mochilas, desse modo, você terá as mãos livres para segurar a criança. Essa dica é fundamental, pois é na bagagem de mão que você irá colocar mamadeira, fraldas, medicamentos úteis de rotina ou para eventualidades, como antitérmicos, curativos e probióticos.
Está se perguntando o motivo de os probióticos serem importantes em uma viagem? A resposta é bem simples: os probióticos são capazes de ajudar a manter a flora intestinal da criança – e também dos adultos – em equilíbrio1.
Conhecida por microbiota, a flora intestinal é composta por bactérias “boas” e “ruins”. As boas desempenham um papel fundamental para o corpo, uma vez que auxiliam na absorção e digestão de alimentos e auxiliam o organismo a produzir algumas vitaminas, principalmente aquelas do complexo B1. Porém, algumas situações podem favorecer o aumento das bactérias ruins, como uso de antibióticos e má alimentação2,3.
É neste momento que probióticos atuam! Por competirem contra as bactérias maléficas no intestino, os probióticos ajudam a impedir a proliferação delas, mantendo o equilíbrio da flora intestinal4.
Enterogermina - disponível nas versões tradicional e plus - e é um probiótico muito útil para se ter à mão em todos os momentos do ano, inclusive nas férias, pois atua na manutenção da flora intestinal1.
A boa notícia é que, por vir pronto para o consumo e não apresentar gosto algum, Enterogermina pode ser misturado inclusive nas bebidas, o que torna o uso prático nas viagens – e minimiza o risco de recusa pelas crianças1. Portanto, os probióticos devem ser considerados para as viagens, porque colaboram para manter o equilíbrio da flora intestinal4.
Crianças estão brincando - e se sujando - o tempo todo, portanto, levar roupa extra nunca é exagero. Além disso, lembre-se de deixar uma peça que proteja contra o frio na bagagem de mão, uma vez que a temperatura do ônibus ou do avião pode variar e incomodar os pequenos.
É verdade que uma viagem já tem como objetivo divertir e distrair a família, porém, levar pequenos brinquedos para as crianças pode ser útil na hora da monotonia. Além disso, quando as crianças já estão mais crescidas, o trajeto pode ser um pouco entediante, então também vale investir em livros, filmes, séries e música para eles.
O barulho da turbulência, bem como o momento da decolagem e da aterrissagem podem incomodar os ouvidos sensíveis das crianças, pois as mudanças na pressão da cabine do avião podem ser dolorosas especialmente para crianças pequenas, pois as tubas auditivas delas são ainda menores5.
Portanto, uma dica para aliviar esse desconforto durante o voo é separar alimentos para que elas mastiguem nesses períodos, pois esse movimento proporciona alívio. No caso de bebês, oferecer algo que eles possam sugar durante a decolagem e aterrissagem segue o mesmo princípio e colabora para uma experiência de viagem mais tranquila5.