Apesar de atuarem no intestino, os probióticos e prebióticos não são a mesma coisa; veja a diferença
Apesar de atuarem no intestino, os probióticos e prebióticos não são a mesma coisa; veja a diferença
De alguns anos para cá, os probióticos e prebióticos deixaram de ser apenas um assunto médico e ganharam destaque entre a população. Mas você já sabe o que são eles e o porquê dessa popularidade?
Antes de saber como eles agem é preciso entender que não existem apenas bactérias patogênicas, que causam doenças. Ao todo, o corpo humano serve de “casa” para trilhões de microrganismos, incluindo bactérias benéficas que ajudam a manter a saúde em dia e estão presentes, principalmente, no intestino, além de pele e mucosas1.
E é justamente neste ponto que os probióticos e prebióticos se destacam, pois são alimentos funcionais, isto é, que oferecem nutrição e trazem benefícios para a saúde2. Então, se você ainda não conhece os benefícios dos probióticos e prebióticos, e quer entendê-los de uma vez por todas, confira mais sobre cada um deles no conteúdo abaixo!
De forma resumida, os probióticos são microrganismos vivos, que oferecem benefícios à saúde quando consumidos corretamente2. Isso acontece porque os probióticos são bactérias do bem que promovem saúde gastrointestinal através da manutenção e equilíbrio das bactérias ali presentes2,3.
Os prebióticos são carboidratos que não podem ser digeridos e servem como alimento para as bactérias do intestino, promovendo crescimento e proliferação adequadas e evitando o desenvolvimento de um ambiente favorável para o crescimento de bactérias nocivas causadoras de doenças1,2,4.
Além dos probióticos e prebióticos, é muito provável que você também já tenha ouvido falar nos simbióticos. Eles, por sua vez, são alimentos que possuem probióticos e prebióticos combinados2.
Pode-se dizer que os probióticos e os prebióticos são complementares, afinal, a ação dos prebióticos colabora para a proliferação das bactérias boas, isto é, os probióticos2. Portanto, é como se os prebióticos fossem uma espécie de alimentos para essas bactérias.
O consumo regular e adequado de probióticos e prebióticos é capaz de proporcionar diferentes benefícios para a saúde, como:
Atualmente, os probióticos e prebióticos podem ser encontrados em alimentos como:
Mas além deles, existem alimentos suplementados com bactérias chamadas Lactobacillus e Bifidobacterium, além dos próprios suplementos alimentares que podem ser utilizados diariamente ou de acordo com a recomendação médica2.
Ao escolher os suplementos, porém, é preciso cuidado, pois nem todos os probióticos têm a mesma indicação e benefício2.