O Bacillus Clausii é um tipo de probiótico muito utilizado para combater a diarreia
O Bacillus Clausii é um tipo de probiótico muito utilizado para combater a diarreia
Você já ouviu falar em probióticos? Amplamente estudado pelos médicos, os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados de forma correta, trazem benefícios para a saúde1, atuando para a digestão, imunidade e nutrição2.
A ação dos probióticos se dá no intestino, onde está localizada a microbiota intestinal, que pode ser definida como uma rede de microrganismos fundamentais para a saúde. E o que os probióticos fazem é, justamente, multiplicar as bactérias boas ali presentes2.
Isso mesmo, não existem apenas microrganismos nocivos à saúde. O corpo humano carrega milhares de vírus e milhares de microrganismos tais como bactérias e fungos que ajudam o corpo a se manter longe de doenças2. E um dos probióticos mais famosos são os da espécie Bacillus1.
Os Bacillus são uma espécie de bactéria, amplamente usada como probiótico. A família Bacillus é extensa, mas os tipos mais estudados são: Clausii, Subtilis, Cereus, Coagulans e Licheniformis1.
Porém, o mais famoso entre eles é o Bacillus Clausii, isso porque essas bactérias são formadoras de esporos, portanto, são mais resistentes ao calor e aos ácidos presentes no estômago - fundamentais para a digestão - e, por isso, conseguem chegar vivos ao intestino e realizar a colonização, aumentando o número de bactérias boas na microbiota1.
Além disso, por não se desestabilizarem com o calor, elas podem ser armazenadas, o que facilita a produção de alimentos funcionais e suplementos1.
Outra espécie de bactéria utilizada como probiótico é o Saccharomyces Boulardii, mas, diferente do Bacillus Clausii, ele não é uma bactéria e sim uma levedura, que é classificada como fungo3.
O Bacillus Clausii contribui para a saúde gastrointestinal, restaurando e mantendo o equilíbrio da microbiota intestinal1,3.
Atualmente, a indústria alimentícia já consegue adicionar probióticos em determinados produtos, como queijos e iogurtes. Além disso, existem suplementos de diferentes formatos que podem ser consumidos de acordo com a indicação médica4.
É importante seguir a recomendação do seu profissional de saúde, pois cada probiótico tem sua característica própria e as indicações variam conforme a espécie, combinações e concentração4.